Oeste empatou com o Brasil na última rodada da Série B (Foto: Carlos Insaurriara / GEB)
Restam apenas duas rodadas para o fim do Brasileirão da Série B. E o duelo desta sexta-feira entre Oeste e Joinville, em Barueri, às 19h15, pode sacramentar os quatro times que disputarão a Série C do nacional no próximo ano com uma jornada de antecedência. Como o Rubrão tem quatro pontos mais que o JEC, o jogo é de vida ou morte para o time catarinense. Outro que pode cair já nesta rodada é o Bragantino.
Jogando em casa e há sete partidas sem perder (sete empates) – embora esteja ao mesmo tempo há 15 duelos sem vencer –, o Oeste está na 16ª colocação, com 38 pontos. O Joinville está em 17º, já dentro da zona de rebaixamento, com 34.
Com 32 pontos, o Bragantino só não está rebaixado porque vence o Rubrão nos critérios de desempate. Já Tupi e Sampaio Corrêa não possuem mais chances de se manter na segunda divisão do nacional. Confira abaixo o que o Oeste precisa para escapar do rebaixamento nas duas últimas rodadas:
Vitória: Se o Rubrão finalmente voltar a vencer após 15 rodadas, o time estará garantido na Série B do ano que vem. O time de Itápolis chegaria aos 41 pontos, sem poder ser alcançado pelas equipes que estão no Z-4. Este cenário rebaixa Joinville e Bragantino, além dos já descendidos Tupi e Sampaio.
Empate: Uma nova igualdade entre Rubrão e JEC repetiria o cenário se o time vencesse. Com 39 pontos, o Oeste se manteria com quatro de vantagem sobre o Joinville e também não poderia ser alcançado pelo Braga, mesmo que o time de Bragança supere o Bahia.
Derrota: Se o Joinville vencer o Oeste, a briga para não cair ficará para a última rodada. O Rubrão permaneceria com 38 pontos, contra 37 da equipe catarinense. Caso o Bragantino derrote o Bahia, o Massa Bruta ainda poderia chegar a 35 pontos, embolando de vez a batalha. Na última rodada, o Oeste pega o Náutico fora de casa, o JEC recebe o Vila Nova, e o Bragantino joga contra o Londrina, também em casa.
Do Globo Esporte.com