oestetec

Globo Esporte - Campeão da Série C do Campeonato Brasileiro em 2012, Luís Carlos Martins retorna ao Oeste com a missão de evitar que o time de Itápolis volte para tal divisão no próximo ano. Para ter essas garantias, será preciso melhorar o aproveitamento da equipe nos sete jogos restantes na Série B. Na competição, cinco treinadores comandaram o Rubrão (Roberto Cavalo, Edison Só e Ivan Baitello, além de dois interinos). Cavalo, técnico melhor sucedido, não passou dos 44,5% dos pontos conquistados.

 

Após a conquista da terceirona em 2012, Martins deixou o comando do Oeste em fevereiro deste ano. Na ocasião, a equipe havia feito um mau começo no Campeonato Paulista, com apenas um ponto conquistado em quatro partidas.

O sucessor foi Roberto Cavalo, técnico que iniciou no comando da equipe itapolitana na inédita participação na segunda divisão nacional. A demissão aconteceu após a nona rodada, mesmo com o Oeste tendo vencido o Icasa, por 3 a 0, em Juazeiro do Norte, no Ceará. O adversário, hoje, está brigando pelo acesso à elite do Brasileirão de 2014.

Nos sete jogos seguintes, o Oeste teve Edison Só como técnico. O aproveitamento de 33,3% fez a diretoria do Rubrão fazer nova mudança. Na 17ª rodada, o time foi comandado pelo interino Cláudio Ceccato: derrota por 3 a 0 para o Avaí.

Por fim, o último treinador efetivo foi Ivan Baitello, que chegou após ser eliminado na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D com o Botafogo de Ribeirão Preto. O desempenho de 43,5% dos pontos conquistados fez o técnico pedir demissão após o empate sem gols contra o Guaratinguetá, na casa do adversário. Antes da chegada do atual técnico, o Rubrão teve Renan Freitas no banco de reservas na derrota por 3 a 0 para o lanterna ASA, em Arapiraca.

No período de separação entre Martins e o Oeste, o treinador foi para o Comercial de Ribeirão Preto, onde conquistou o acesso à elite estadual na Série A2 do Campeonato Paulista. No segundo semestre, comandou o Fortaleza, mas não conseguiu passar da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Já o clube de Itápolis terminou o Paulistão em 16° lugar, uma posição acima da zona de rebaixamento. Na Série B, atualmente ocupa a 15° colocação, com 36 pontos, apenas quatro acima do primeiro time do Z-4.

Neste sábado, às 16h20 (horário de Brasília), no estádio dos Amaros, em Itápolis, o Oeste joga contra o ABC de Natal, pela 32ª rodada da competição. Depois do time potiguar, o Rubrão ainda enfrentará o Bragantino (C), Paysandu (F), Joinville (F), Figueirense (C), Atlético-GO (C) e América-RN (F).