O goleiro Fernando Leal e o atacante Serginho foram os grandes destaques.

 

O União Barbarense precisou perder um pênalti para o Oeste acordar e conquistar um importante resultado positivo na noite desta sexta-feira, vencendo por 2 a 0, no Estádio dos Amaros, na abertura da décima rodada do Campeonato Paulista. Os destaques foram Fernando Leal, que fez pelo menos quatro grandes defesas, e Serginho, com um gol e uma assistência. A Rádio Portal Futebol transmitiu a partida em cadeia com a Rádio 107 FM, de Itápolis.

Sem perder há quase oito meses atuando nos Amaros, o Oeste chegou aos 11 pontos e subiu para a 13ª colocação, se distanciando um pouco mais da zona de rebaixamento, diferente do União Barbarense, que é o penúltimo colocado, com apenas cinco pontos e pode cair para a lanterna se o São Caetano vencer Botafogo neste sábado. A partida marcou a estréia do técnico Claudemir Peixoto, que substituiu Moisés Egert.

O resultado negativo mostra mais uma vez que o União Barbarense não fez um bom planejamento para disputar uma competição difícil como o Paulistão. Sem investir na montagem do elenco, o time “pensou” que estava na Série A2 devido as contratações realizadas pela diretoria, apesar do dinheiro dado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) ser maior do que no ano passado.

Rubrão é pressionado

Os dois times precisam da vitória, mas quem começou em cima foi o Oeste, tanto que assustou logo aos oito minutos. Após cobrança de escanteio, Gilmar dominou no peito e, quase dentro da pequena área, pegou torto e mandou para fora. O União Barbarense encontrava muitas dificuldades em chegar ao ataque, principalmente pelo grande número de passes errados.

Sem contar com jogadores de qualidade para criar lances ofensivos, os dois times apostavam nas bolas aéreas para saírem na frente do marcador, mas as defesas levavam a melhor sobre os atacantes. A primeira grande oportunidade foi criada pelo União Barbarense, aos 30 minutos. Tadeu foi lançado, invadiu a área e soltou a bomba por cima do gol de Fernando Leal.

O Leão da Treze assustou novamente em um rápido contra-ataque. Cesinha invadiu a área e na hora da finalização foi desarmado por Dezinho. O atacante caiu pedindo pênalti, mas o árbitro mandou o lance seguir. Na sequência, Cesinha bateu rasteiro e Fernando Leal segurou com segurança. Aos 41, o camisa 11 chutou de virada e o goleiro fez grande defesa.

Nos minutos finais, o União Barbarense pressinou o Oeste e perdeu pelo menos quatro grandes chances. Alex arriscou de longe e Fernando Leal bateu roupa, mas se recuperou e aliviou o perigo. Aos 43, Cesinha, sempre ele, chutou rasteiro de fora da área e exigiu grande defesa do goleiro rubronegro, que desviou com as pontas dos dedos para escanteio. No último minuto, Cesinha invadiu a área e arriscou. Mais uma vez, Leal espalmou.

Bobeou, perdeu!

Assim como terminou o primeiro tempo, o União Barbarense voltou do intervalo em cima do Oeste e abriu o placar logo aos quatro minutos. Cleverson driblou Paulo Vitor e foi derrubado pelo volante adversário. O árbitro assinalou pênalti, mas Fernando Leal fez grande defesa e savlou mais uma vez o time rubronegro. No rebote, César tentou completar e foi travado pela zaga adversária.

A resposta do Oeste veio aos dez. Serginho fez grande jogada individual, invadiu a área e bateu por cima do travessão, levantando a torcida. Na sequência, Leandro Teixeira recebeu passe e quase sem ângulo ia marcando um golaço, mas Walter desviou com as pontas dos dedos para escanteio. Ligeiramente melhor, o Rubrão abriu o placar aos 14.

Serginho foi derrubado dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. O atacante cobrou no meio do gol e apenas deslocou Walter, que saltou para o lado direito. Logo depois, quase que o União Barbarense empata. Alex cobrou falta direto, ninguém desviou e Fernando Leal, no susto, espalmou. A bola foi aliviada pela zaga. O Rubrão ampliou a vantagem em um rápido contra-ataque.

Rubrão acordou de vez

O veloz Serginho desceu pelo meio e tocou para Fernandes, que soltou a bomba na entrada da área. A bola tocou duas vezes no travessão antes de entrar, sem chances para Walter. E por muito pouco o Rubrão não marca o terceiro na sequência. Fernandes aproveitou cruzamento e chutou rasteiro para grande defesa do goleiro, que espalmou pela linha de fundo.

O goleiro barbarense voltaria a trabalhar aos 25 minutos. Wanderson arriscou de longe e Walter desviou com as pontas dos dedos para escanteio. Após cruzamento, Cesinha desviou tirando de Fernando Leal e o zagueiro Dezinho salvou em cima da linha. Logo depois, Serginho bateu de fora da área e a bola explodiu no travessão.

Nos minutos finais, o União Barbarense não mostrava mais força para reagir e viu o Oeste desperdiçar uma grande oportunidade aos 47 minutos. Serginho recebeu passe de Wanderson e tocou por cobertura de Walter, mas a bola caprichosamente acertou o travessão

Próximos jogos

O Oeste volta a campo na próxima sexta-feira, novamente no Estádio dos Amaros, contra o XV de Piracicaba, às 19h30, pela 11ª rodada. No mesmo dia e horário, o União Barbarense recebe o Bragantino, no Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães.

 

Fonte: Agência Futebol Interior