Realizada entre os dias 18 a 22 de julho em Itápolis, a 2ª Semana do Hortifruti e 3ª Festa do Pimentão atraiu grande público ao Bairro das Antas, onde os presentes puderam assistir palestras, participar de Dia de Campo de cultivo de pimentão, entre outros.
Na quarta-feira (18), os presentes assistiram a palestra sobre produção de Lima Ácida Thaiti. Na quinta-feira, foi realizado Dia de Campo de cultivo de pimentão em ambiente protegido.
Na sexta-feira (20) o tema debatido foi o controle de pragas, tripes, pulgão, ácaro rajado e mosca branca, com ênfase nas culturas do pimentão, melancia e tomate, além da implantação de manejo da cultura do abacate.
Crescimento do cultivo de pimentão em Itápolis
A produção de pimentão em Itápolis vem crescendo, e com isso, impulsionando a economia local e diversificando a produção agrícola do município. Em 2017, a Casa da Agricultura registrou um aumento da área plantada em 20%, quando foram colhidas cerca de 250 mil caixas de pimentão.
A semente lançada inicialmente pela Casa da Agricultura de Itápolis e CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) germinou fazendo surgir novos adeptos ao plantio do pimentão no município, que enxergaram uma oportunidade para diversificar a produção em suas terras.
A Prefeitura Municipal - por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário - e o Sindicato Rural sempre estão presentes nesse processo de crescimento da plantação de pimentão, apoiando tecnicamente os produtores rurais. Ainda no ano passado a Festa do Pimentão – Semana do Hortifruti, passou a compor oficialmente no Calendário Oficial do Município, através da Lei 3.337 de 11 de setembro de 2017, sancionada pelo prefeito.