A implantação da agricultura biodinâmica é uma prática que prioriza a produção sustentável e o respeito com a natureza. Em dez hectares de terras, Marcelo Costa cultiva mais de 80 variedades de hortaliças e legumes, e aplica a técnica com substratos e fertilizantes naturais, como estercos, galhos secos e folhagens.

Segundo Marcelo, o cuidado com o solo e as sementes é essencial para garantir alimentos saudáveis e de alta qualidade. Além disso, ele usa a irrigação manual e o uso do calendário lunar, reforçando a conexão entre o cultivo e os ciclos naturais.

No município de Torrinha (SP), outro exemplo é da agricultora Ana Maria Baratto, produtora de abacate. Ela tem uma plantação de mais de 500 pés da fruta, que é manejada com o sistema de agricultura biodinâmica. Ela relata que a prática regenerativa não só melhorou a qualidade do solo, mas também agregou valor nutritivo e comercial aos frutos.

 

Todo esse processo é acompanhado de perto pelo engenheiro agrônomo Richard Charity que, com mais de 30 anos de experiência em projetos biodinâmicos, têm auxiliado os produtores a implementar essa técnica. No caso da Ana, ele também ajudou a integrar variedades como mamão e maracujá, além de novas espécies de abacates.

Um estilo de produção que tem despertado cada vez mais o mercado nacional e internacional, além do sabor e da durabilidade, esses alimentos oferecem um valor nutritivo melhor e sem agrotóxicos. Por fim, Ana comenta que esse produto além de ser mais nutritivo, a produção dele não estraga com a qualidade do solo.

TVTem