1

Na noite desta segunda feira, 13, reuniu-se no bairro das Antas em Itápolis, a Comissão Organizadora da Semana do Hortifrutis. O evento que nasceu em 2010 como o Dia de Campo de cultivo de pimentão em estufas, se transformou na Festa do Pimentão em 2016, e em 2017 abrindo o leque para outras culturas do seguimento de HF, se transformou na Semana do HF.

 

2

Este ano o evento terá mais uma novidade, além do destaque da temática do cultivo do pimentão em estufas, a comissão organizadora, decidiu dar enfoque também, para uma uma outra cultura, de grande importância para o município e toda a região, que é seguimento da cultura do limão, com a realização da Feira de Tecnologia do Limão.

3

Nessa reunião a comissão também decidiu, a data do evento, que após a festa do pimentão ser incluída por lei municipal, no calendário de eventos do município, e por lei estadual, no calendário turístico do estado de São Paulo, ficou estabelecida , a sua realização na segunda semana de julho, restando apenas a escolha dos dias, os quais foram, 10, 11, 12, 14, para a realização das atividades.

No dia 10 vai ocorrer a Feira do Limão; no dia 11 o ciclo de palestras sobre o cultivo de pimentão; dia 12 vai ser destinado ás inovações, sendo uma das palestras sobre o cultivo de Cacau no planalto paulista, fechando no dia 14 com o almoço beneficente, da Festa do pimentão, com uma homenagem ao compositor Itapolitano José Fortuna, in memoriam.

4

Após a reunião, a Comissão participou de uma palestra ministrada pelo palestrante Magno Benedito Alves Rodrigues da empresa Aloe Fértil Brasil, que também vai estar presente no evento em julho, sobre o uso de biofertilizante foliar a base de Babosa ( Aloe Fértil Plus), e o uso de extratos de plantas, para o combate de pragas agrícolas( Aloe Extrato), dentro de um esforço que os produtores do município vem realizando, para reduzir o uso de agrotóxicos. Este ano os mesmos conseguiram uma redução de 50%, no uso destes, adotando uma mudança de manejo das plantas, bem como com o uso de produtos biológicos ( Beauvéria bassiana, Metarhizium anisopliae, Bacillus subitilis, Trichoderma harzianum) e extratos de plantas.

O evento, que foi idealizado, desde o início, pela Secretária de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, em conjunto com os produtores rurais, Sindicato Rural de Itápolis , Prefeitura Municipal de Itápolis, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Itápolis, com o apoio das, cooperativas, revendas e empresas de Insumos e máquinas agrícolas, vem se destacando como um importante instrumento de desenvolvimento tecnológico e econômico, e demonstra a importância da união do setor público e privado, para promover o desenvolvimento sustentável da região. (fonte Rastro Rural)