De janeiro até agora, foram registrados 85.988 focos de incêndio. Número representa aumento de 93% em relação ao mesmo período de 2013.

queimadas

De janeiro até agora, já foram registrados 85.988 focos de incêndio no Brasil, um aumento de 93% em relação ao mesmo período de 2013. As queimadas acontecem principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste.

O analista ambiental do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, Cendi Berni, explica que o fenômeno El Niño está contribuindo para o aumento do número de queimadas: “O fenômeno de aquecimento das águas do Pacífico se reflete na seca da Amazônia, no Centro-Oeste. Fora isso, a gente vê que o homem continua colocando fogo de forma indiscriminada, causando incêndios florestais gravíssimos”.

Os focos são monitorados por satélites. “Quando a gente clica em cima dos focos de calor, aparece as coordenadas, o município onde é, a data e local que o satélite registrou o foco, e a gente rapidamente desloca uma viatura com os brigadistas até esse local. É uma ferramenta e tanto. É tecnologia a serviço da natureza”, explica Paulo Franco, chefe da Brigada de Incêndio.

Do Globo Rural