Feira chega a 22ª edição e acontece de 26 a 29 de agosto em Sertãozinho. Indústria sucroenergética espera recuperação após eleições em outubro.

fenasuc

Vista aérea do Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP), que recebe a Fenasucro e a Agrocana (Foto: Divulgação/ Fenasucro e Agrocana)

A crise do setor sucroenergético no Brasil deve refletir diretamente no volume de negócios da 22ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro), que acontece entre 26 e 29 de agosto em Sertãozinho. A organização do evento espera movimentar R$ 2,2 bilhões, mesmo valor atingido em 2013. Apesar de contar com espaço mais amplo - a área da feira saltou de 35 mil metros quadrados para 75 mil metros quadrados -, o número de expositores também se mantém o mesmo do ano passado, com 550 empresas participantes, assim como a expectativa de público, de 33 mil visitantes. De acordo com Plínio Nastari, presidente da Datagro -maior empresa de consultoria em açúcar e álcool do país- a feira deve abrir espaço para a discussão dos desafios para a safra 2014/2015. "O setor passa por um momento difícil, que tem trazido consequências econômicas para uma série de polos regionais. Isso tem resultado na diminuição dos investimentos, em alguns casos demissões e até em fechamento de empresas", afirma.

A falta de retorno é atribuída por ele ao retrocesso das vendas do etanol no país, problema que, segundo Nastari, ocorre principalmente devido ao subsídio no preço da gasolina imposto pelo governo federal. "Esse subsídio hoje está avaliado em 17,7% na comparação do preço da gasolina. Esperamos que, passadas as eleições, ocorram correções no preço e até uma revisão no subsídio, já que esse setor [sucroenergético] é sim solução para o país, tanto na área de combustível quanto para a produção de energia elétrica", diz.

O presidente da Fenasucro, Antônio Eduardo Toniello, compartilha as opiniões de Nastari e vislumbra na feira uma saída para que as indústrias discutam como melhorar a produção e modificar o cenário desfavorável. "A Fenasucro acontece em boa hora e traz muita coisa nova para o setor. Nessas horas aprendemos um pouco e melhoramos o nosso negócio. A crise já se arrasta há três anos, é impossível atravessarmos mais um ano nessa situação. Mas são nesses momentos que conseguimos pensar em melhorar nossa produção", diz.

Toniello acredita que mesmo com uma previsão de negócios estável para este ano, o setor pode voltar a crescer a partir de 2015. "O setor sucroalcooleiro tem uma recuperação muito forte. Só depende de respaldo do governo. Hoje nós estamos presos ao etanol. Nosso negócio é vinculado à gasolina e o que produzimos no agronegócio, concorrendo com fóssil, é muito complicado. Mas chegou a hora de trazermos para nossa indústria o que tem de melhor. A feira vem em uma hora de crise, mas precisamos sair dela", conclui.

Fenasucro
Data: de 26 a 29 de agosto
Horário: das 13h às 20h
Local: Centro de Eventos Zanini - Marginal João Olézio Marques, nº 3.563 - Sertãozinho (SP)

Da EPTV