abelhas

“A polinização realizada por abelhas contribui com aumento de até 35% na produção das laranjeiras, 22% do peso dos frutos, 33% de aumento na quantidade de suco (sem mudança em sólidos) e 36% de aumento no número de sementes”

O Fundecitrus - Fundo de Defesa da Citricultura está lançando um manual de boas práticas entre citricultura e apicultura, desenvolvido por pesquisadores da entidade e da Unesp de Rio Claro, com apoio do Sindiveg - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal.

O objetivo é estimular a boa convivência entre os citricultores e os apicultores que deixam suas colmeias próximos aos pomares, e minimizar os riscos de acidentes tanto para as abelhas como para os humanos.

A publicação traz informações sobre a importância das abelhas para a citricultura e vice-versa; estudos sobre os efeitos dos inseticidas nas colmeias; cuidados na aplicação dos defensivos; dicas para melhorar o relacionamento e a comunicação entre citricultores e apicultores e um caso de parceria entre uma fazenda de citros e um apicultor que dura mais de dez anos.

Para o pesquisador do Fundecitrus Marcelo Pedreira de Miranda, um dos autores, a publicação irá esclarecer pontos importantes para a relação entre citricultura e apicultura. " O manual pode auxiliar os dois setores a atuarem de forma conjunta, de forma sustentável e em harmonia, com ganhos para ambos", afirma.

“Os insetos polinizadores prestam importante função ambiental, efetiva e necessária à sustentabilidade do ecossistema. As abelhas, especialmente, colaboram com a produção agrícola mundial e a manutenção da biodiversidade das plantas que produzem flores e sementes. Na sua ausência, será necessária total modificação da estrutura das florestas, que perderiam a capacidade de produzir sementes. Aproximadamente 73% das espécies agrícolas cultivadas no mundo são polinizadas por abelhas, um desempenho muito superior a outros animais.... A polinização realizada por abelhas contribui com aumento de até 35% na produção das laranjeiras, 22% do peso dos frutos, 33% de aumento na quantidade de suco (sem mudança em sólidos) e 36% de aumento no número de sementes”; diz a publicação. “

Também participaram da elaboração do manual o pesquisador do Fundecitrus Haroldo Linhares Volpe e o professor Osmar Malaspina, do Departamento de Biologia e Centro de Estudos de Insetos Sociais da Unesp.

O manual pode ser acessado no site do Fundecitrus: http://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/manual/boas-praticas-entre-citricultura-e-apicultura/32