nc-limao-exporta-110218

Itajobi é um dos maiores produtores de limão do Brasil (Foto: Reprodução/TV TEM)

Os limões cultivados em Itajobi (SP), onde faz sol quase o ano todo, fizeram fama, movimentaram a economia e levaram o nome desse pequeno município do noroeste do estado para o mundo todo.Itajobi é o maior produtor de limão taiti do Brasil e um dos maiores do mundo. Cerca de 80% da produção brasileira de limão taiti sai do município. Por volta de 3 mil famílias têm na fruta a principal fonte de renda.

Gerson Antonio Gaparini está tentando a certificação para poder exportar. Ele deve conseguir em breve, mas essa já é uma realidade para mais de 200 produtores do município.

O agrônomo Maurício Agostinho diz que a exportação abriu uma demanda pela fruta muita grande, o que não existia antes. Ele lembra que se o setor ficasse dependendo apenas do mercado interno ou da indústria, a remuneração talvez não fosse tão atraente.

O processo de certificação é rigoroso e envolve todas as etapas de produção. Nada pode escapar. Resíduos de agrotóxicos não são permitidos e nem frutas com presença de cancro cítrico. Os limões amarelos, doentes e pequenos são removidos.

O Brasil exporta por ano cerca de 70 milhões de toneladas de limão, segundo empresas que controlam a cadeia produtiva. Mas o setor acredita que tem capacidade pra vender bem mais.

 

Do G1