0giras

A falta de chuva no verão prejudicou a safra de girassol em lavouras de Itápolis  da região. Em outros anos, as flores já deveriam ter desabrochado nesta época, mas a estiagem atrasou o plantio e afetou o desenvolvimento da lavoura. Com isso, a produção pode cair até 25%. Um agricultor de Itápolis é exceção pois conseguiu adiantar o plantio. Em Matão, uma lavoura de 75 hectares tem mais de 3 milhões de girassóis, mas a maioria ainda não abriu devido a estiagem nos últimos dois meses, quando começou o plantio. O técnico agrícola Luiz Antônio Canônico Júnior explica que o tempo seco atrasou a florada e afetou o desenvolvimento das plantas. “Ela está tento um porte mais baixo, folhas menores. O capítulo onde faz a formação de semente vai ter uma área menor. Vamos ter semente menor, mais leve, e isso vai ocasionar uma queda na produção”, disse.

Há três anos o produtor Nelson Escabelo Filho aproveita a entressafra do milho para plantar girassol. Pela primeira vez, a seca atrapalhou a lavoura. A colheita das sementes deve começar em agosto, mas o produtor não está animado com a produção. “Choveu bem menos que o ano passado. Pegamos uma chuva só de 15 milímetros. Calculamos uma queda de 25% na produção de sementes”, afirmou.

Plantio antecipado
Apesar disso, em Itápolis, o produtor Ademir Escabelo teve sorte ao aproveitar uma chuva isolada em março para antecipar, em um mês, o plantio de girassóis. Hoje ele comemora o privilégio de ter uma plantação que parece um tapete amarelo. O técnico agrícola Rogério dos Reis de Assis afirmou que a estratégia deu resultado. “Ele já tinha feito o plantio de milho mais cedo, podendo assim plantar o girassol”, afirmou.

O agricultor acredita que os girassóis floridos vão produzir muita semente de qualidade. A combinação de cores caiu muito bem em tempos de Copa do Mundo. “A semente vai dar mais graúda, melhor e mais produção. Já está no ritmo da Copa”, brincou.

A semente de girassol é vendida para alimentação de animais, principalmente pássaros, para a produção de óleo e também para o consumo humano. Ela é rica em gordura poli-insaturada, que faz bem para a saúde.