Do G1- Comprar máquinas é um grande investimento, sejam elas usadas ou novas. Esta nem sempre é uma escolha fácil, mas a possibilidade de gastar menos acaba ajudando muitos produtores rurais a tomarem a decisão.

 

Para Alexandre Augusto, um trator de quase 30 anos de uso tem sido de muita utilidade na plantação de milho. Há três anos, quando precisou de um trator, o produtor rural comparou com um veículo novo e percebeu que a escolha de um usado seria a mais acertada. Além disso, o preço foi decisivo para a tomada de decisão.

Alexandre conta ainda que teve sorte, pois, apesar da idade, o trator dá pouca manutenção. Em momentos de dificuldades na economia, o mercado de usados costuma ficar aquecido. Quando a procura é maior, reflete nos preços. Em muitos casos, o aumento chegou a 40%.

Em uma concessionária de máquinas agrícolas em Tatuí (SP), a venda de tratores usados representa 20% do faturamento da empresa.

Assim como no mercado de carros usados, conhecer o perfil e as necessidades do cliente é importante. Investir em um usado pode valer a pena para quem está começando na atividade ou para quem quer garantir o maquinário sem gastar muito.