Do G1- Apicultores do Centro-Oeste do Estado têm feito parcerias com uma usina de cana-de-açúcar. Essa junção é fruto do projeto "ciclo do mel”, criado por uma usina que cede uma área de cana para que os apicultores possam produzir.

 

Esse trabalho em equipe dá um resultado bonito e nutritivo. Em Botucatu (SP), um apiário produz mel silvestre. As colmeias ficam ao lado de um canavial que faz parte da parceria.

O projeto é em parceria com a associação de apicultores do município, que atualmente conta com 58 associados. O sócio fundador da associação, João Soares, conta que a principal dificuldade é conseguir área, então o projeto foi muito bem recebido pelos apicultores.

Em contrapartida, a usina pede que o valor correspondente a um quilo de mel por colmeia seja repassado a uma entidade assistencial. Atualmente, a parceria entre a usina e a associação conta com nove apiários espalhados por Botucatu, São Manoel e Avaré (SP).

Em uma usina, também localizada em Botucatu (SP), são 28 caixas de abelha que, por ano, produzem até 500 quilos de mel. Com a proximidade das colmeias com o canavial, é necessário tomar alguns cuidados para que os produtos químicos não atinjam as abelhas.