A armazenagem da produção de grãos de Itápolis foi a pauta central do encontro promovido na noite de sexta-feira (29) na AABB, que contou com a importante presença do presidente da CEAGESP de São Paulo Johnni Hunter Nogueira e dos deputados federal Fausto Pinato (PP) e estadual Carlão Pignatari (PSDB).
Com apoio das empresas de revenda de insumos para produção agrícola e Casa da Agricultura Estadual, o evento apresentou para os produtores rurais do município opções de armazenamento e processamento de grãos. A equipe técnica da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) apresentou a unidade de Araraquara - que tem capacidade para armazenar 1 milhão de toneladas - como uma opção para os agricultores de Itápolis.
O prefeito municipal, que esteve presente no encontro, acompanhado do vice, vereadores e secretários municipais, levantou a hipótese de reativar a unidade da CEAGESP em Itápolis para, com apoio da Companhia, reformar os silos já existentes e conseguir armazenar futuramente na própria cidade a produção de milho, soja, sorgo, girassol, entre outros grãos.
“Temos essa capacidade de produção muito boa e queremos continuar estimulando o cultivo da cultura de grãos no município e, por isso, estamos buscando apresentar opções que auxiliem nossos produtores rurais. Acreditamos na importância da agricultura para a cidade e vamos sempre valorizá-la”, expressou o prefeito.
Itápolis registra um PIB Agrícola de R$ 95 milhões, valor menor do que o obtido na época da laranja, que pode ser incrementado com o advento da produção de grãos no município, que segundo levantamento da CATI já provocou uma redução da cultura de cana de açúcar nos últimos anos.
“A agricultura é a base desse país e precisa ser mais valorizada, por isso, viemos a Itápolis para apoiar esse evento e nos colocar a disposição para ajudar os produtores rurais”, disse o deputado Fausto Pinato.
Comungando do mesmo pensamento o deputado Carlão Pignatari expressou seu apoio: “Itápolis tem que valorizar e estimular essa produção de grãos, que certamente é importante para geração de emprego e renda do município. Vocês tem uma extensa área rural que é muito fértil e é importante a diversificação”, pontuou.
O presidente da CEAGESP disse que a Companhia está à disposição dos produtores itapolitanos. “Quanto à reativação da unidade em Itápolis vamos avaliar essa possibilidade, não sabia que a cidade já havia contado com uma no passado, estudaremos o caso”, explicou Johnni Nogueira.
Imprensa Prefeitura de Itápolis