Do G1- O sucesso no agro depende de muitos fatores, e um deles é se preparar para tocar a propriedade. Quem se qualifica tem mais chances de produzir mais e melhor. Muitos pequenos produtores estão percebendo a diferença depois que aceitaram receber ajuda profissional.

 

O produtor rural José Pereira estava com dificuldade para tocar o sítio, na qual ele adota o sistema orgânico, mas a produtividade obtida não estava sendo a desejada. Mas, com a ajuda de um consultor, foram implantadas algumas mudanças na propriedade. A primeira delas foi fazer o consórcio de culturas. A banana, abobrinha e milho praticamente dividem o mesmo espaço, resultando em uma produção mais vistosa, além de ter tido uma redução de custos com adubo.

A capacitação também mudou a forma de preparar a terra. A correção do solo é feita com adubo orgânico que atualmente é composto com cama de galinha, serragem, folhas e capim. O mix é usado e também vendido para propriedades vizinhas, o que agrega a renda ao pequeno produtor.

Outra forma de economizar foi produzir as próprias mudas, o que significa corte de gastos com logística e com a compra. A ração das galinhas também passou a ser produzida na propriedade.

As hortaliças representam boa parte do faturamento do sítio. Com a capacitação, o produtor criou ferramentas para otimizar o uso da água da chuva na irrigação da horta, mais um ponto de redução de custos. O último censo feito mostra que seis em cada dez propriedades rurais são de agricultura familiar.