fudecitrus

O I Simpósio Internacional de Compostos Bioativos de Citros e Benefícios à Saúde, organizado pelo Centro de Pesquisas em Alimentos (Food Researcher Center - Forc), da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio do Fundecitrus, Citrus BR e Fapesp, que teve início na quinta-feira (22), em São Paulo, reuniu cientistas brasileiros e de instituições da Espanha, França e Reino Unido, que falaram para um público variado, composto por pesquisadores, estudantes, jornalistas e profissionais da área da saúde e ligados ao setor citrícola.

Os resultados dos estudos mostram que os benefícios da laranja para a saúde vão muito além da vitamina C: a fruta também é rica em outros compostos essenciais para a nutrição humana e que colaboram para a prevenção e recuperação de doenças. Dentre as apresentações, o papel da laranja na diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, na resposta a inflamações e problemas intestinais, na prevenção de doenças crônicas e degenerativas e na remodelação do coração após o infarto do miocárdio.

Na sexta-feira (23), durante o segundo e último dia do Simpósio, houve apresentações sobre os benefícios da laranja e das frutas cítricas para a nutrição humana, adulta e infantil. A alta concentração de fibras do bagaço da laranja foi destacada, associada inclusive à maior saciedade.

A laranja é um alimento funcional, inclusive para as crianças, e seu consumo não está diretamente associado ao ganho de peso infantil, ao contrário do que muitos profissionais da saúde acreditam. Uma boa notícia é que o suco fresco mantém as propriedades nutricionais e funcionais da laranja – 180 ml de suco pode substituir uma porção de fruta.

Dentre os demais benefícios da laranja trazidos pelas pesquisas estão a potencialização da capacidade antioxidante do organismo, melhora das funções cardiovasculares e do funcionamento do cérebro e diminuição do risco de declínio cognitivo, que está ligado ao aparecimento de doenças como o Mal de Alzheimer.

O pesquisador do Fundecitrus Leandro Peña fez a última apresentação do evento, mostrando os estudos realizados pela instituição no melhoramento genético para o enriquecimento de laranjas, aumentando ainda mais as propriedades benéficas da fruta.

O evento reuniu pesquisadores brasileiros e internacionais ligados a diversas áreas, e um ponto comum citado pela maioria deles foi a necessidade de continuar as pesquisas, dado o enorme potencial positivo das frutas cítricas para as mais variadas funções do organismo humano. (Assessoria Fundecitrus)

Mais Lidas

  • Week

  • Month

  • All