Com 35m, super cargueiro KC 390 será o maior avião fabricado no país. Interessados devem enviar currículo ao PAT e fazer capacitação no Senai.

embraerempr

A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) vai construir um novo avião em Gavião Peixoto e procura profissionais para trabalhar na área. São 600 vagas disponíveis para quem tem ensino médio e curso no Senai. Os interessados devem enviar currículo ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e procurar a capacitação que também tem inscrições abertas.

O KC 390 é um super cargueiro e será o maior avião fabricado no país. Com 12 metros de altura e 35 de comprimento, o avião terá capacidade para transportar até 20 toneladas de carga a uma velocidade de 870 quilômetros por hora. E pode ter várias utilidades, entre elas, ser usado como tanque para reabastecimento de outros aviões durante o voo.

Os cargueiros devem começar a ser fabricados no ano que vem e boa parte deles será feita no polo da Embraer em Gavião Peixoto, inclusive o acabamento. Para isso será necessário contratar mão de obra. Das 600 vagas disponíveis, 200 devem ser preenchidas por moradores da cidade.

Capacitação
A Embraer exige que os candidatos interessados nessas vagas tenham o ensino médio completo e também um curso no Senai. Por isso, por meio de uma parceria com a Prefeitura, será oferecido um curso de eletricista instalador pelo programa Via Rápida.

“O jovem que quiser lutar por uma vaga na Embraer tem que correr procurar o PAT. Nós tivemos muitas adesões, mas sabemos que vários jovens que trazem currículo não têm o curso do Senai”, comentou o diretor do PAT, Cláudio Barbosa. Mas ainda há tempo. “Então, procurem o PAT, o mais rápido possível, e se inscrevam no Via Rápida. Vamos iniciar as aulas em 15 dias”, completou.

O curso terá 160 horas e deve durar cerca de três meses. Cerca de 80 jovens já fizeram a inscrição. André Benedito Bueno, de 18 anos, é um deles. Assim que soube da oportunidade, se apressou para tentar uma vaga no curso.

Ele colocou a experiência profissional no papel e entregou o currículo no PAT. “A ansiedade está grande. Eu quero conseguir a vaga. Vim até atrás do curso para engrenar nele e quero muito conseguir a vaga”, falou Bueno.

O auxiliar de serviços gerais Everton Sousa da Silva, de 18 anos, está empregado e mesmo assim quer fazer o curso do Senai para tentar uma oportunidade na Embraer. O processo seletivo para o emprego deve ser no começo do ano que vem e ele já tem planos para o futuro.

“Eu pretendo entrar na Embraer. Não que seja ruim onde estou hoje, mas procuro um lugar melhor, fazer o futuro melhor. Porque não é só o hoje ou o amanhã, tem que pensar no futuro, plantar hoje para colher o melhor amanhã”, falou o jovem.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Gavião Peixoto fica na Alameda Estevo, 370. Os currículos podem ser entregues apenas até esta segunda-feira (16).

G1