O Hospital das Clínicas de Botucatu está utilizando óculos de realidade virtual para acalmar as crianças durante procedimentos cirúrgicos e exames.

De acordo com a diretora de Assistência à Saúde do HC, Erika Paiva Ortolan, a iniciativa é para otimizar os atendimentos e fazer com que as crianças fiquem menos assustadas.

"O ambiente cirúrgico é um local desconhecido onde ela [criança] não sabe exatamente o que vai acontecer, apesar de todos os esforços que nós fazemos para explicar. Então, causa um grande estresse para as crianças."
Com isso, um desenho é exibido nos óculos de realidade virtual e nele um pequeno dragão explica de forma lúdica cada uma das etapas dos procedimentos que serão feitos, seja em exames ou cirurgias, para que as crianças colaborem e se sintam mais seguras. Cada prova apresentada pelo dragão é uma etapa dos procedimentos feitos pela equipe.

"Diminui demais o estresse, você não vê choro, tristeza, ansiedade e nem eles pedindo para ir embora" , relata Erika Paiva.

Lorrayne Rafaelly de Almeida, de 12 anos, conta que foi fazer uma endoscopia pela primeira vez e estava nervosa. Porém, os médicos explicaram que usariam o óculos 3D nela. Com a iniciativa, ela conseguiu seguir as instruções do desenho.

"Eu fiquei nervosa, porque nunca tinha feito esse procedimento antes. Eles falaram que iam colocar os óculos 3D para eu assistir e tudo que o desenho falasse eles iriam fazer."

A mãe, Josiane Gonzaga de Almeida, acrescenta que a ideia de usar a realidade virtual fez com que os procedimentos ficassem mais rápidos.

"A gente vê o cuidado que eles tem pensando na saúde das crianças, no procedimento, para eles ficarem mais aliviados, é bem mais prático e rápido."

G1