O agronegócio está cada vez mais sendo transformado pelo uso da tecnologia. Em Cesário Lange (SP), a Fazenda Nova Esperança passou a utilizar a energia solar e a inteligência artificial para identificar e combater plantas invasoras e daninhas da agricultura, fazendo que a operação seja mais eficiente e sustentável.

O produtor Felipe Ribeiro conta que o investimento foi de mais de R$ 300 mil, e que a tecnologia tem contribuído de forma positiva para a produção. Segundo ele, a máquina tem, entre tantos benefícios, um banco de dados que, em milésimos de segundo, consegue fazer a separação das plantas invasoras.

 

 Além dessas facilidades, o produtor não precisa estar no local para comandar a máquina, já que é possível fazer à distância. Essa automação permite ainda que ela consiga realizar uma pulverização maior e em menos tempo trazendo mais ganhos para a fazenda.

A modernização do campo com robôs e com a implementação do uso de inteligência artificial é futuro para as agricultoras. Felipe destaca ainda o uso sustentável na agricultura, que projeta uma produção consciente.

G1