Colors: Purple Color

Moradores do estado de São Paulo precisam ficar em estado de atenção, porque a condição de chuva aumenta em todas as regiões paulistas já nesta sexta-feira (18), com possibilidade de fortes temporais nos próximos dias. Serviços de meteorologia alertam para pancadas de chuva que podem avançar e ganhar intensidade no Interior do estado ao longo do final de semana.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo criou um gabinete de crise para garantir uma resposta rápida à população em face das fortes chuvas e ventos esperados em várias regiões. O gabinete, que inclui membros da Defesa Civil, Saúde, Corpo de Bombeiros e Companhia de Engenharia de Tráfego, também conta com representantes de concessionárias de energia elétrica, para facilitar uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle dos planos de contingência durante situações de emergência.

De acordo com o Climatempo, no Interior de São Paulo a chuva pode acontecer de forma mais generalizada ainda nesta sexta com um potencial alto de temporal, descargas elétricas e ventos fortes. 

Leia mais...

O Lago do Jardim Aquárius, uma das principais áreas de lazer da zona norte de Marília (SP),está com o nível de água drasticamente abaixo do normal, de forma que os visitantes conseguem, inclusive caminhar sobre a terra seca e o mato que antes estava submerso. Apenas algumas poças d'água restam, com uma coloração esverdeada e um forte odor desagradável.

Em nota, a Prefeitura de Marília informou que a atual situação está relacionada a diversos fatores, incluindo a urbanização do entorno, com novas construções e obras civis, além do longo período de estiagem.

Leia mais...

Cidades da região, incluindo Itápolis, devem registrar temperatura acima dos 40 graus, algumas delas, com máxima de 44ºC e umidade relativa do ar de 10%.Há um alerta para risco de incêndio em todo o estado de São Paulo, exceto o litoral. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado, o mapa de risco de incêndio indica grau máximo de risco em quase todas as faixas do estado.

Leia mais...

O prefeito Mi Reggiani, do PL, foi reeleito neste domingo (6) para os próximos quatro anos, tendo como vice Rodolfo Braguini. Ao fim da apuração, Mi Reggiani teve 12.622 votos, 61,36% dos votos válidos (dados a todos os candidatos).

Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confira o resultado do 1º turno em Itápolis após a apuração:

Leia mais...

Um incêndio próximo da Estação de Adução de Água (ETA) afetou o abastecimento de água nesta quarta-feira (2) em Marília (SP).

 Por questões de segurança, o sistema de abastecimento do Sistema Peixe, que atende 40% da população da cidade, que são moradores dos bairros Alto Cafezal, São Miguel, Fragata e Acapulco, foi paralisado e os trabalhadores foram retirados do local.

Leia mais...

A onda de calor que chegou ao estado de São Paulo no domingo (22) deve causar um dos dias mais quentes do ano no interior paulista nesta quinta-feira (26). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é temperatura na casa dos 40º C.

A previsão do Inmet indica que as temperaturas mais elevadas devem ficar no Centro Norte e Centro Oeste paulista, região que abrange a cidade de Bauru (SP).

O alívio no calorão deve vir a partir de sexta-feira (27), mas, segundo o instituto, algumas áreas do estado devem permanecer mais quentes, principalmente a região norte.

Leia mais...

O estado de São Paulo têm 8 cidades com focos ativos de incêndio, segundo informou a Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (9). Todo o estado, entretanto, está em situação de emergência por conta do alto risco de incêndios.

Veja a lista abaixo:

Pedregulho
Dois Córregos
Mairiporã
Itirapuã
Elias Fausto
Santo Antônio do Aracangua
São João da Boa Vista
General Salgado

No início de mês, o governo anunciou o fechamento emergencial de 79 unidades de conservação e parques localizados na região metropolitana e interior do estado.

Leia mais...

O estado de São Paulo entra em alerta para risco elevado de incêndios entre esta sexta-feira (30) e domingo (1º). O alerta foi divulgado na quinta-feira (29) pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil Estadual.

 De acordo com o CGE, as temperaturas voltam a subir na sexta, com condições para baixa umidade relativa do ar. Neste cenário, as chances de queimadas aumentam.

O Mapa de Risco de Incêndio, que emite previsões para os próximos dias, aponta as regiões mais críticas com relação às altas temperaturas. De acordo com o Mapa, Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú, são cidades com risco elevado de incêndio, por conta das temperaturas que podem chegar a 35ºC. Nestas cidades, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 20%. O CGE ainda prevê ventos fortes que podem chegar aos 60km/h.

Leia mais...

O Governo de São Paulo emitiu um alerta para riscos de queimadas para a região de Araraquara e outras 16 áreas do Estado. Isso ocorre devido ao aumento das temperaturas e aos baixos níveis de umidade do ar - que está abaixo de 20% em todas as regiões paulistas, com exceção do Litoral. Esse mesmo nível pode ser encontrado em regiões de deserto.

O alerta para queimadas partiu do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado (CGE) e foi direcionado para o celular de moradores paulistas cadastrados no SMS 4019. Essa é uma forma de comunicação da Defesa Civil para divulgar sobre riscos, desastres e emergências. No texto foi informado que há alto perigo de incêndios florestais e adverte sobre a prática criminosa de atear fogo no mato.

Leia mais...

Um incêndio atingiu uma plantação de cana-de-açúcar na tarde desta quarta-feira (21) em Ibitinga. O fogo teve início por volta das 17h e o combate às chamas foi finalizado por volta das 20h.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o canavial tem aproximadamente 300.000 m² de extensão, com residências rurais nas proximidades da plantação, desse total cerca de 50.000 m² foram atingidos.

Leia mais...

Itápolis tem 4 candidatos a prefeito e 131 a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As listas de todos os candidatos estão disponíveis abaixo, com os nomes e os números de urna, os partidos e as situações de cada um (concorrendo ou inapto para concorrer).

Esta reportagem poderá ser atualizada pois, até o dia da votação, 6 de outubro, pode haver alterações nas listas de candidatos divulgadas pelo TSE.

A última atualização ocorreu às 00:23 de segunda-feira (19).

As ordens em que os candidatos aparecem nas listas abaixo são as mesmas utilizadas pelo TSE.

Veja quem são os candidatos a prefeito em Itápolis

ele

ele2

São classificados como concorrendo os candidatos na seguinte situação de candidatura: cassado com recurso, deferido, deferido com recurso, indeferido com recurso, pedido não conhecido com recurso ou aguardando ou pendente de julgamento. São classificados como inaptos os candidatos na seguinte situação: cancelado, cassado, indeferido, falecido, não conhecimento do pedido ou renúncia.

Esta reportagem foi produzida com dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (clique aqui para saber mais) e pode ser atualizada em caso de mudança na lista de candidatos a prefeito e vereador da cidade.

 

TSE

No primeiro semestre deste ano, Araraquara teve 27 interrupções no fornecimento de energia elétrica em decorrência de queimadas e incêndios. Este número representou aumento de 107% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 13 casos foram registrados. O levantamento é da CPFL Paulista, concessionária de energia que atua na região, e foi divulgado na última segunda-feira (5).

O céu de Itápolis também vem sendo tingido de cinza e os moradores relatam que as casas amanhecem cheias de fuligem e o ar chega a ficar 'irrespiravel', em determinados locais.

Leia mais...