Colors: Purple Color

O Jardim Botânico Municipal de Bauru (SP) recebeu, neste mês de junho, uma importante certificação internacional do Botanic Gardens Conservation International (BGCI), que credencia e reconhece internacionalmente o local.

A certificação valida o trabalho que o Jardim Botânico Municipal de Bauru desenvolve e reconhece as suas conquistas na área de conservação de plantas.

Mais do que um espaço para a convivência, lazer e atrativo turístico da cidade, o Jardim Botânico Municipal de Bauru traz dentro da sua missão a conservação da flora regional, integrando educação e pesquisa.

O local também promove a manutenção e conservação de uma reserva do cerrado paulista com 321 hectares.

De acordo com a chefe de Serviços de Associação e Conservação do BGCI, Patrícia Malcolm, o Jardim Botânico Municipal de Bauru superou todas as metas para se tornar um Jardim Botânico credenciado.

O processo de obtenção da certificação envolveu o fornecimento de evidências documentadas de desenvolvimento de atividades nas seguintes áreas:

Pesquisa
Educação
Engajamento com o público visitante
Direção estratégica e governança
Sustentabilidade
Ética
Cultivo de plantas
Compartilhamento de dados e parcerias com outros Jardins Botânicos

A principal exigência, no entanto, foi ter como prioridade a conservação de plantas. Esse ponto foi comprovado por meio da existência e manutenção de suas coleções de plantas, reserva ambiental, banco de sementes, viveiro de mudas, herbário, fomento à pesquisa, execução de projetos de restauração ecológica, plantios, colaboração e compartilhamento de dados com outros jardins botânicos e instituições de pesquisa e uma série de políticas e protocolos de conduta.

O BGCI é uma organização que representa Jardins Botânicos em mais de 100 países e atende aos mais altos padrões de exigências. É uma instituição criada no Reino Unido em 1987 para mobilizar os Jardins Botânicos do mundo e envolver parceiros numa rede global para a conservação das plantas.

Seu objetivo é apoiar e capacitar os seus membros a aplicar o conhecimento e experiência que possuem para garantir a diversidade vegetal e reverter a ameaça de extinção de plantas.

O diretor do Jardim Botânico Municipal de Bauru, Luiz Carlos de Almeida Neto, comenta o trabalho realizado que permitiu a certificação.

“Os bons resultados obtidos mostram que o Jardim Botânico Municipal de Bauru está no caminho certo, ciente de suas responsabilidades e dos desafios futuros."

Leia mais...

Um homem foi atingido por um brinquedo de um parque de diversões em Lençóis Paulista (SP) ao tentar salvar um cachorro que subiu na plataforma do equipamento. O acidente aconteceu na noite deste domingo (28) na Feira Agropecuária, Comercial e Industrial (Facilpa). A vítima sofreu ferimentos nas pernas e precisou passar por uma cirurgia.

Segundo a Polícia Militar, o homem estava na fila do brinquedo quando um cachorro entrou na plataforma de embarque do equipamento. Com o brinquedo funcionando, o rapaz entrou na área por onde o pêndulo do brinquedo passava para salvar o animal e acabou atingido.

Leia mais...

Uma vistoria técnica realizada nesta quarta-feira (24) apontou que a cratera de 300 metros de comprimento, também chamada de voçoroca, que avança sobre a zona urbana de Lupércio (SP) é atribuída a falha em galeria pluvial.

Galeria pluvial é o sistema de dutos subterrâneos destinados à captação e escoamento de água das chuvas coletada pelas bocas coletoras, também chamadas de "boca de lobo".

Segundo a Defesa Civil, que vistoriou o local junto a técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o problema de infraestrutura tem permitido que a água das chuvas escorra e infiltre no local, resultando em um avanço da erosão na região.

Leia mais...

Um avião de pequeno porte fez um pouso forçado, na tarde deste domingo (21) na Rodovia Adhemar Pereira de Barros (SP-342), em São João da Boa Vista, interior de São Paulo.

A aeronave é uma Pitts Special S1-11B , modelo usado para recreação e acrobacias aéreas.

O professor Gerson Marcelo Camargo, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), explicou ao g1 que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos e decolagens.

"No caso em questão muito possivelmente o piloto estava em altitude segura e conseguiu visualizar um pouco o movimento da pista para executar um pouso forçado sem colocar pessoas em risco, principalmente a própria vida", disse.

 "Ao meu ver foi uma excelente manobra", completou.

Camargo ainda explicou que a aeronave se enquadra no padrão experimental e tanto o avião quanto o piloto devem possuir documentação de acordo com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC).

Treinamento para momentos de riscos

O professor disse que no treinamento dos pilotos existe a orientação de estar o tempo todo pensando na possibilidade de uma pane. Durante os voos o planejamento inclui a observação de locais para pouso em emergência.

"Quando ocorre uma falha de motor, por exemplo, existem procedimentos que devem ser tomados e que fazem parte do treinamento, isso para que seja possibilitado um voo com maior segurança e menor danos aeronave".

"Em alguns casos é previsto até quebrar algumas partes da aeronave no [pouso] forçado justamente para proteger a cabine, que, normalmente, é uma célula de sobrevivência", completou.

Leia mais...

Quase 300 voluntários, 30 mil espigas de milho e 8 mil visitantes. Estes são alguns dos números da 2ª Festa do Milho, que começou neste fim de semana em Matão, mas continua nos próximos dias 8, 9 e 10 de março.

Ao longo de seis dias de festa, os voluntários se dedicam ao preparo de 12 opções de pratos doces e salgados, além do suco feito à base de milho.

Leia mais...

O operário de uma construção de um edifício em Rifaina, a 150 quilômetros de Ribeirão Preto, ficou pendurado em uma obra de 17 andares, após parte do elevador em que ele estava se soltar parcialmente, na tarde desta quinta-feira (22).

O momento do ocorrido foi registrado por trabalhadores que estavam no local . Além da vítima, o elevador estava com outro homem.

Leia mais...

Uma jovem de 22 anos registrou um boletim de ocorrência após ser filmada de roupas íntimas, sem autorização, enquanto dormia em sua sua casa no Maria Luiza II, em Araraquara (SP).

Segundo informações do boletim de ocorrência, um piscineiro, que prestava serviço na casa há dois anos, é quem fez as imagens. Ele foi flagrado pela mãe da jovem que viu que ele estava com o braço dentro da janela do quarto onde a vítima dormia.

Leia mais...

 Um carro invadiu uma farmácia no fim da tarde de terça-feira (21), em Jaú (SP), após a motorista se confundir com o câmbio automático do veículo.

Segundo informações da Polícia Civil, que registrou o boletim de ocorrência, a mulher estava estacionada no estabelecimento, que fica na Avenida Nenê Galvão, quando perdeu o controle do carro ao errar um comando do câmbio automático.

Leia mais...

O temporal que atingiu o estado na tarde deste domingo (19) fez estragos em diversas cidades, inclusive Altinopolis.

Mesas e cadeiras de um clube foram arrastadas com a força dos ventos. O local precisou ser fechado.

Em nota, a prefeitura da cidade informou que equipes comandadas pelo secretário de Segurança Pública e pela Defesa Civil estão nas ruas atendendo as ocorrências.

Leia mais...