O Jardim Botânico Municipal de Bauru (SP) recebeu, neste mês de junho, uma importante certificação internacional do Botanic Gardens Conservation International (BGCI), que credencia e reconhece internacionalmente o local.
A certificação valida o trabalho que o Jardim Botânico Municipal de Bauru desenvolve e reconhece as suas conquistas na área de conservação de plantas.
Mais do que um espaço para a convivência, lazer e atrativo turístico da cidade, o Jardim Botânico Municipal de Bauru traz dentro da sua missão a conservação da flora regional, integrando educação e pesquisa.
O local também promove a manutenção e conservação de uma reserva do cerrado paulista com 321 hectares.
De acordo com a chefe de Serviços de Associação e Conservação do BGCI, Patrícia Malcolm, o Jardim Botânico Municipal de Bauru superou todas as metas para se tornar um Jardim Botânico credenciado.
O processo de obtenção da certificação envolveu o fornecimento de evidências documentadas de desenvolvimento de atividades nas seguintes áreas:
Pesquisa
Educação
Engajamento com o público visitante
Direção estratégica e governança
Sustentabilidade
Ética
Cultivo de plantas
Compartilhamento de dados e parcerias com outros Jardins Botânicos
A principal exigência, no entanto, foi ter como prioridade a conservação de plantas. Esse ponto foi comprovado por meio da existência e manutenção de suas coleções de plantas, reserva ambiental, banco de sementes, viveiro de mudas, herbário, fomento à pesquisa, execução de projetos de restauração ecológica, plantios, colaboração e compartilhamento de dados com outros jardins botânicos e instituições de pesquisa e uma série de políticas e protocolos de conduta.
O BGCI é uma organização que representa Jardins Botânicos em mais de 100 países e atende aos mais altos padrões de exigências. É uma instituição criada no Reino Unido em 1987 para mobilizar os Jardins Botânicos do mundo e envolver parceiros numa rede global para a conservação das plantas.
Seu objetivo é apoiar e capacitar os seus membros a aplicar o conhecimento e experiência que possuem para garantir a diversidade vegetal e reverter a ameaça de extinção de plantas.
O diretor do Jardim Botânico Municipal de Bauru, Luiz Carlos de Almeida Neto, comenta o trabalho realizado que permitiu a certificação.
“Os bons resultados obtidos mostram que o Jardim Botânico Municipal de Bauru está no caminho certo, ciente de suas responsabilidades e dos desafios futuros."